A importância da ficha de EPI

Fornecer os Equipamentos de Proteção Individual é essencial para garantir a segurança do trabalho nas empresas. Porém, às vezes o trabalhador se recusa a utilizar o EPI ou o empregador não fornece os EPIs adequados para que o funcionário exerça as atividades na jornada de trabalho com segurança. Você já viu casos assim?


O que é a ficha de EPI?

A ficha de EPI é responsável pelo registro da entrega dos EPIs essenciais para o trabalhador exercer as tarefas profissionais. Documentar o fornecimento dos equipamentos de segurança é importantíssimo para ambos, tanto para o empregado quanto para o empregador. Assim, os dois garantem o cumprimento da NR 6, que fala sobre os direitos e deveres de cada um, além de estabelecer a obrigatoriedade do fornecimento dos EPIs para as atividades com riscos ambientais que possam causar acidentes de trabalho.


Como controlar a entrega de EPI?

O controle da entrega do EPI permite a supervisão e a garantia que a empresa está fornecendo os equipamentos adequados para o trabalhador, evitando assim, futuros processos judiciais por falta da utilização do equipamento de proteção individual. Por outro lado, o funcionário também garante um direito trabalhista de receber o EPI correto para exercer as suas atividades na jornada de trabalho. De acordo com a NR 6, é obrigatório fornecer os EPIs gratuitamente para proteger a saúde e a integridade física dos colaboradores.

Para o trabalhador retirar os equipamentos de proteção individual é preciso da assinatura do funcionário com a data da entrega, descrição do produto, CA, fabricante e entre outros itens que são considerados essenciais para a ficha de EPI. Além de conter o termo de compromisso do funcionário com o recebimento dos equipamentos, da responsabilidade pela guarda e conservação, comprometimento para apresentação dos EPIs com defeitos ou desgastes naturais da utilização, assim como a declaração da consciência de medidas disciplinares por parte da empresa, caso o empregado não faça o uso dos equipamentos de segurança.

Você pode ver o exemplo da ficha de EPI. Baixe agora gratuitamente!

http://www.portalsegsst.com.br/downloads







Leia Também