Luva Multitato: Onde utilizar?

As Luvas de Segurança configuram um dos EPIs mais utilizados no mundo inteiro, pois são necessárias nos mais diversos segmentos empresariais. Dentre a grande variedade de modelos, está a Luva Multitato, que também é conhecida como Luva de Tato ou Luva Tátil, e protege as mãos do usuário contra uma série de riscos. 

O importante é você saber que cada tipo de equipamento possui finalidades diferentes, que precisam ser respeitadas para que o produto possa oferecer a proteção adequada. Por este motivo, antes de escolher o EPI é necessário realizar uma avaliação do ambiente de trabalho e das atividades que serão realizadas. 

Essa avaliação deve ser realizada através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que irá identificar os riscos e, então, os equipamentos de proteção necessários. Se for verificada a necessidade de uma Luva Multitato, então a mesma deverá ser fornecida gratuitamente pelo empregador aos funcionários. 

No entanto, como saber se a luva é o EPI ideal para a atividade em questão? Como identificar se este modelo é o mais recomendado para os trabalhadores na sua empresa? Iremos responder essas e outras perguntas no artigo de hoje! Fique ligado conosco. 



As Luvas de Segurança no Geral



Segundo uma pesquisa do Ministério do Trabalho, as mãos (incluindo dedos) são a parte do corpo mais atingida em acidentes do trabalho, e também domésticos. Seja por cortes, queimaduras, lesões, fraturas, entre outros, é fundamental a utilização de EPIs para a proteção, principalmente do trabalhador que encara estes riscos diariamente.  

Lesões como estas, além de causar enorme dano à vítima da situação, pode acabar impossibilitando que o funcionário continue suas atividades. Gerando, assim, problemas judiciais para a empresa, rotatividade de funcionários, baixa produtividade da equipe, etc. 

A Luva Multitato é apenas um dos diversos modelos de Luvas de Segurança. Cada um deles possui uma finalidade e especificações diferentes, que são imprescindíveis para garantir a proteção que se espera. Por este motivo, é tão importante saber reconhecer as principais características de cada uma delas.

Para ajudar você, elaboramos uma lista dos principais modelos. Entre eles, está a Luva Multitato, ou Luva de Tato como também é conhecida e que veremos mais detalhadamente neste artigo. 



Principais modelos de Luva de Segurança



1. Luvas Anticorte: protege as mãos do usuário contra produtos secos, que possam causar corte nas mãos, a uma temperatura ambiente. 

2. Luvas para Alta Performance: este modelo possui características específicas finalidades especiais. É desenvolvida de maneira personalizada para a necessidade do cliente. Exemplo: maior resistência à corte ou a impactos, perfurações entre outros.

3. Luvas Descartáveis: luvas de uso único! Ou seja, não podem ser higienizadas nem reutilizadas. Podem ser confeccionadas de Látex natural, Vinil, Nitrílica, com amido ou sem amido. Aqui entram também as luvas de procedimento.

4. Luvas para Isolamento Elétrico: oferece proteção contra choques e descargas elétricas.

5. Luva de Malha: resistente contra abrasões, contato com farpas da madeira, entre outros estilhaços. 

6. Luvas de PVC: modelo muito resistente, inclusive contra ácidos, cáusticos, bases álcoois e ainda resiste a abrasão.

7. Luva de Vaqueta e Raspa de Couro: também resistem à abrasão e, por ser couro, oferece boa proteção nas atividades de solda. 

8. Luvas para Temperatura: protege o trabalhador contra grandes variações de temperaturas, sejam elas altas ou baixas.

9. Luva Multitato: veremos a seguir! 

10. Luva Multitato: o que é e para que serve? 



A Luva Multitato ou luvas ”de tato” como também são conhecidas, são geralmente produzidas em poliamida ou malha. Além disso, possui uma característica específica: possui as palmas e dedos com revestimento de PU (Poliuretano) ou outros materiais sintéticos.

O mais interessante, e que talvez dê nome à Luva Multitato, é que essa parte que é revestida com outro material é bem menos espessa que o restante da luva. O objetivo desta especificação é justamente proporcionar maior habilidade tátil ao usuário. 

São luvas utilizadas em atividades secas. Ou seja, onde o trabalhador não tenha contato com líquidos nem mesmo com muita umidade. Como por exemplo, para o manuseio de ferramentas, objetos ou em atividades onde o trabalhador precise de proteção contra sujidades em geral. Isso, é claro, nos casos em que a luva tenha o revestimento de PU, para que assim tenha uma experiência de ”boa pega” nos objetos manuseados.

Além disso, você também poderá encontrar no mercado a Luva Multitato com revestimento nitrílico. Essas, permitem que o trabalhador manuseie pequenos objetos com algum contaminante químico, por exemplo, pois dessa forma oferece também esta proteção. 

O que você precisa ter em mente é que a principal característica das Luvas Multitato é a espessura da palma e dos dedos. Isso porque como o próprio nome já sugere, este EPI é ideal para os trabalhadores que necessitam de proteção mas de uma forma que não perca o tato para realizar atividades minuciosas e detalhadas. 

Além desses dois modelos mais comuns que acabamos de mencionar, é possível que você também encontre este mesmo modelo, porém com proteção contra cortes, ou com revestimento “foam”. Mas por serem menos comuns, deixamos estes modelos para um próximo artigo. 



Onde utilizar a Luva Multitato? 



A Luva Multitato pode ser utilizada em muitos ramos empresariais, combinando a necessidade de duas coisas importantes: proteção contra diversas sujidades e habilidade tátil. Se houver essas duas características, muito provavelmente essa luva será ideal.Assim, é muito utilizada para atividades que envolvam mecânica de precisão, linhas de montagem nas grandes fábricas, manutenção e/ou manuseio de materiais secos, indústria eletrônica, agricultura, carga e descarga entre muitas outras áreas profissionais. 

Alguns modelos inclusive não possuem costuras, proporcionando assim um conforto ainda maior para o usuário. É um modelo de luva de segurança lavável, ou seja, não é descartável. Dessa forma, se torna uma excelente opção econômica para o comprador. 

Lembre-se sempre de passar aos colaboradores as boas práticas para com o EPI, de acordo com as recomendações do fabricante. Dessa maneira você garante que o produto tenha o máximo de durabilidade possível, propiciando a segurança e a economia. 



Onde comprar este EPI? 



Hoje em dia você encontra a Luva Multitato em diversas lojas e departamentos. No entanto, existe uma grande diferença entre comprar em um local qualquer e comprar em um distribuidor especializado em EPIs. 

Adquirindo seus produtos no local certo, você pode garantir não somente as melhores marcas do mercado, como também condições exclusivas de pagamento e preços imbatíveis. Isso porque algumas lojas de equipamentos de proteção possuem parcerias com determinadas marcas e serviços que permitem oferecer a você as melhores opções.

Além disso, através de um distribuidor confiável, você tem a possibilidade de contar com uma orientação correta, de profissionais qualificados. Isso é importante pois muitas vezes o comprador comete enganos no momento da aquisição do EPI que podem acabar custando caro mais tarde.

Assim sendo, lembre-se sempre de fazer uma pesquisa de mercado para descobrir onde é o melhor local para adquirir os seus Equipamentos de Proteção Individual. Pesquise preços, mas também reputação da empresa e dos seus funcionários.



Fonte: http://www.prometalepis.com.br







Leia Também