EPI: Mitos e Verdades

O mercado dos Equipamentos de Proteção Individual é sempre cheio de questões, polêmicas e dúvidas. Isso porque são muitas as informações que você precisa ficar atento, o que às vezes acaba confundindo tudo. Por isso, decidimos escrever este artigo com os principais Mitos e Verdades do EPI. 

Nós gostamos sempre de dizer que a informação anda de mãos dadas com a proteção do trabalhador. Por quê? Bem, é simples: é a partir da informação que o colaborador poderá fazer o que está a seu alcance para promover a Segurança do Trabalho, inclusive aquilo que é seu dever. 

Sem informação, não há proteção. Por isso, bora compartilhar conteúdo de qualidade e deixar bem claro todos os Mitos e Verdades dos EPIs? Você pode, inclusive, utilizar este conteúdo como parte de um treinamento da sua empresa para a conscientização de todos. 

Será que os seus colaboradores acertariam o que é mito e o que é verdade nos itens abaixo? É o que nós gostaríamos de saber! E você, conhecia alguma dessas verdades ou acreditava em alguns desses mitos? Faça o teste consigo mesmo e tenha uma boa leitura! 



Mitos e Verdades do EPI



1. Óculos de Proteção Escuros não tem UVA/UVB! 

Os Óculos de Proteção Escuros são um EPI indispensável nas mais diversas atividades profissionais e oferecem proteção contra a luminosidade intensa. Existem modelos com excelente custo-benefício, podendo custar até mesmo R$ 1,99! No entanto, muitas pessoas pensam que estes modelos mais baratos não possuem proteção contra os raios UVA/UVB… 

O que é um MITO! Os óculos de proteção escuros possuem proteção UVA/UVB, até mesmo os que custam R$ 1,99. Portanto, pode usar e/ou fornecer tranquilamente pois você e/ou os seus funcionários estarão bem protegidos! 



2. Protetor Solar não tem Certificado de Aprovação – CA

Verdade! O Protetor Solar é um item muito importante para a proteção dos trabalhadores que atuam ao ar livre. No entanto, não está listado no Anexo I, da NR 6, por isso, não pode ser considerado um Equipamento de Proteção Individual.

Mas será que por causa disso ele deixa de ser obrigatório? Não! Mesmo não sendo listado no anexo I, nem tendo CA e nem sendo considerado EPI, o Protetor Solar ainda é um item obrigatório de fornecimento gratuito por parte do empregador. 



3. Capacete de Proteção é 100% eficaz



Infelizmente é mito. Muita gente ainda acha que Capacete de Proteção protege contra todo e qualquer impacto, o que não é verdade! Cada modelo de EPI possui suas características específicas e limitações que precisam ser respeitados. 

Por este motivo, mesmo com o capacete, é importante tomar cuidado. Para verificar quais os dados do equipamento, é preciso consultar o Certificado de Aprovação do EPI através do site oficial. 



4. Bota, Botina e Sapato de Segurança são coisas diferentes



Verdade! Bota é uma coisa, Botina é outra e Sapato de Segurança e ainda outra coisa! Todos são Calçados de Segurança, mas cada um possui suas especificidades que os tornam próprios ou não para determinadas atividades. 

A principal maneira de diferenciar os três calçados é pela altura do cano. Enquanto a Bota de Segurança possui o cano na altura da canela, a Botina de Segurança não passa da altura do tornozelo enquanto o Sapato, abaixo da linha do tornozelo. 



5. Válvula de Exalação nos Respiradores Descartáveis é o Filtro 



Muita gente acha que a Válvula de Exalação nos Respiradores Descartáveis é o item que serve para filtrar os contaminantes. No entanto, isso é um grande mito! 

Para os respiradores descartáveis, toda a peça é o meio filtrante pois, são confeccionados em não tecido. Por isso, chamamos de ”P F F” 1, 2 e 3. O próprio respirador é o meio filtrante pois, o ar passa por todo ele. Aquela válvula tem a única finalidade de expelir o ar quente e úmido, tornando assim o uso mais confortável. Lembrando que P P F significa Peça Facial Filtrante. 



6. Luvas de Malha de Aço Não Protegem Contra Serra Dentada



Verdade! As Luvas de Malha de Aço são EPIs muito resistentes a cortes. No entanto, não exagere! Assim como qualquer outro equipamento de proteção, este EPI também possui suas limitações que devem ser respeitadas. Por via das dúvidas, consulte sempre um especialista ou o próprio Certificado de Aprovação do Equipamento. 



7. Botas de PVC são Rígidas e Desconfortáveis



Mito! Pode até ser que um dia este fato tenha sido considerado verdade. Até porque, há uns anos atrás os EPIs não tinham a mesma qualidade nem a mesma variedade que possuem hoje. Isso fazia com que, muitas vezes, os trabalhadores não gostassem das Botas de PVC. No entanto, poucos sabem, mas a tecnologia nos Equipamentos de Proteção Individual avança tão rápido quanto a dos smartphones. Ou seja, as Botas de PVC hoje em dia são ótimos Calçados que oferecem não apenas proteção, como conforto também. 



8. Protetor Solar e Creme de Proteção devem ser reaplicados frequentemente



Verdade! Muitos trabalhadores pensam que o Protetor Solar e o Creme de Proteção devem ser aplicados no início do expediente, oferecendo, assim, uma proteção para o dia inteiro. No entanto, isso não é verdade. Ambos os produtos devem ser reaplicados com frequência, conforme recomendação do fabricante (que dirá na embalagem).



9. Vestimenta de Raspa Protege Apenas Contra Respingos



Mito! É verdade que a Vestimenta de Raspa protege contra Respingos… Mas não APENAS isso! Existe outro fator muito importante ao qual o EPI oferece proteção e muita gente se esquece pelo fato de não ser aparente: as radiações emitidas pelo trabalho com a Solda!  Portanto, é mito que a Vestimenta de Raspa proteja apenas contra respingos… Pois muito mais do que isso, ela protege o corpo do usuário contra as radiações não ionizantes. 



10. EPIs devem ser utilizados SEMPRE



Essa questão parece até uma pegadinha, não é mesmo? Pois é mito! Os EPIs não devem ser utilizados sempre mas, sim, apenas durante as atividades e com a finalidade exata a qual se destinam! Ou seja, antes de iniciar uma tarefa, o trabalhador deve colocar adequadamente o EPI. Bem como ao finalizar as atividades o trabalhador deve retirar os equipamentos e armazená-lo no local adequado.



11. Protetor Auricular apenas Atenua Ruídos



Verdade! Muita gente pensa que o Protetor Auricular serve para “tampar” os ouvidos a ponto de não ouvir mais nada. No entanto, não é verdade. O Protetor Auricular serve apenas para Atenuar os Ruídos externos, e não eliminá-los de vez. 



12. Calçado de Segurança para Cozinha é Antiaderente



Mito! Aqui nós percebemos que há uma confusão de linguagem muito forte. Se um Calçado de Segurança fosse Antiaderente, ele não teria aderência ao chão. Ou seja, o trabalhador passaria o dia escorregando e caindo. A verdade é que os Calçados de Segurança para Cozinha são Antiderrapantes, pois impedem o resvalo. O que significa o contrário de antiaderente. 



13. Protetor Solar para o trabalho não é o mesmo para a praia



Precisamos dizer que isso é um mito? Mas muita gente acredita que o Protetor Solar vendido em lojas de EPIs não é o mesmo que é vendido nas farmácias para utilização na praia ou na piscina. Quando na verdade, é sim! A única diferença é que o Protetor Solar vendido em lojas é mais em conta do que os vendidos em farmácias e supermercados. A proteção é exatamente a mesma, basta você decidir quanto quer pagar. 



14. Os EPIs eliminam os Riscos



Mito! Os Equipamentos de Proteção Individual não são responsáveis por eliminar os riscos do ambiente. Pelo contrário! Eles somente foram concedidos pelo fato dos riscos presentes no ambiente não terem sido eliminados anteriormente! Portanto, lembre-se sempre de que se você está usando EPI, é porque está em um ambiente de risco. Faça o seu trabalho com responsabilidade e atenção, pois a Segurança do Trabalho é um dever de todos. 



Você acreditava em algum desses mitos?



Não se preocupe nem fique se julgando caso você acreditasse em algum desses mitos ou desconhecesse algumas dessas verdades. Fique sabendo que a maioria das pessoas ainda se surpreende com informações como essas! 

O que não é para menos. A área da Segurança do Trabalho muda constantemente e, por isso, se você não estiver lendo e se atualizando a todo momento, pode acabar perdendo algum detalhe. Mas como dissemos, não se preocupe: nós estamos aqui para manter você sempre bem informado sobre tudo que rege os EPIs e a Segurança do Trabalho.



Esperamos que tenha gostado do artigo! Compartilhe com a sua equipe e seus amigos. 



Fonte: http://www.prometalepis.com.br







Leia Também